segunda-feira, 14 de março de 2016

Afinal, O que é Transição Capilar?

Olá encaracoladas(os)! Querem entender de fato o que é Transição Capilar? Então vamos lá!
Transição capilar é a fase onde se deixa de usar química que muda a estrutura dos fios do cabelo (relaxamento, alisamento, escova progressiva, escova definitiva, henê, permanente afro) para deixá-lo natural. É o processo de aceitação do cabelo, seja ele da textura que for: Crespo, Cacheado ou Ondulado. Ela dura o tempo que você achar necessário. Por que? Porque ela termina quando seu cabelo está 100% natural. E isso depende de muitos fatores. Você pode esperar o seu cabelo natural crescer até quando se sentir segura(o) para cortá-lo, retirando assim toda a química restante. É o que chamamos de BC (Big Chop) - tradução: Grande Corte.

Muitas meninas(os) fazem o BC com poucos meses de transição, outras(os) esperam anos. Isso depende unicamente de você! O importante é que seja quando você se sentir segura(o) e confortável para assumir seu cabelo natural.

Crédito da foto: Luciana Petronila


Durante esse processo a raiz do cabelo fica cheia e alta e o comprimento ralo e minguado. Isso acontece porque o cabelo está com duas texturas, a natural e a alisada. É nessa hora que você precisa ser forte e não desanimar. Sua estima pode abaixar, pois o cabelo fica um pouco estranho. Mas fique tranquila(o). Existem maneiras de passar por essa fase sem complicações. Para isso é comum lançar mão de penteados, tranças e especialmente das texturizações. Existem várias técnicas de texturização. Elas igualam as texturas do cabelo. (em breve farei um post explicando detalhadamente as técnicas de texturização).

Mas atenção: texturização não é química, ok?! Utilizar permanente, por exemplo, para tentar cachear a parte alisada, é trocar uma química pela outra. Quando você faz isso você abandona a transição


Crédito da foto: @maribelezapura
E lembre-se: O objetivo de passar pela transição capilar é aceitar o seu cabelo natural. Nunca entre em transição desejando ter o cabelo daquela atriz famosa, ou daquela cantora badalada. Você não quer sair da ditadura dos lisos para entrar na ditadura dos cachos perfeitos, não é? O lance é amar suas madeixas, sejam elas cacheadas ou crespas, e aprender como cuidá-las. Afinal, o cabelo que mais combina com você é o seu mesmo!   

Nenhum comentário

Postar um comentário