quarta-feira, 23 de março de 2016

O que é umectação capilar? Aprenda o segredo para cabelos nutridos e com bom crescimento!

A umectação é uma técnica de massagem capilar indiana que, há milênios, é passada de mãe para filha. As indianas creditam o rápido crescimento e a beleza de seus cabelos a isso. Mas o que essa técnica indiana tem a ver conosco? Então, as crespas e cacheadas descobriram que essa técnica é altamente benéfica, pois nossos cabelos são naturalmente ressecados, uma vez que o óleo produzido pelo couro cabeludo tem dificuldade para nutrir todo o cabelo.

É aí que a umectação trabalha ao nosso favor. Umectar os fios com óleos vegetais ajuda o cabelo a repor nutrientes, combatendo o ressecamento, o frizz e a aspereza, selando o fio e mantendo-o nutrido por mais tempo. Além de dar um brilho lindo ao cabelo, ele fica mais macio e definido.
 


É fundamental que o óleo seja vegetal, pois é extraído de plantas (geralmente das sementes), e é rico em triglicerídios (gordura extraída da planta).


Alguns óleos vegetais: Óleo de coco, Azeite de oliva extravirgem, Óleo de amêndoas doces, Óleo de rícino, Óleo de Abacate, Óleo de linhaça, Óleo de linhaça dourada, Óleo de semente de uva. 


    
      Como fazer a umectação? A seguir duas opções:
  1.  Dormir com o óleo no cabelo: Aplicar o óleo no cabelo sujo, dormir com uma touca (se sentir   incômodo) e lavar como de costume no dia seguinte. 
  2. Passar no cabelo horas antes da lavagem (pré-poo): Aplicar o óleo no cabelo sujo, deixar agir pelo tempo que for possível e lavar como de costume.  


      Por que fazer a umectação com o cabelo sujo?

Porque as cutículas dos fios não precisam estar abertas para receber a umectação, como na hidratação. O óleo nutre e sela os fios. Sendo assim, o cabelo pode, sim, estar sujo! E dizem que é a melhor opção! 


Atenção: O óleo usado na umectação tem que ser 100% vegetal, de preferência extravirgem. Nada de usar aqueles óleos reparadores e afins vendidos em farmácias! Aqueles só maquiam os fios dos cabelos. Geralmente os óleos corretos para a utilização na umectação são vendidos em casas de produtos naturais. 

Nenhum comentário

Postar um comentário