segunda-feira, 21 de março de 2016

Texturização: Escolha uma para chamar de sua!



Como explicado anteriormente em outro post, durante a transição capilar ficamos com duas texturas de cabelo (a natural, que está nascendo e a alisada). Para amenizar isso podemos lançar mão das texturizações. O objetivo da texturização é igualar as texturas do cabelo, modelando-o. Existem vários tipos de texturizações. Algumas delas serão detalhadas a seguir. 


COQUINHOS

Depois do cabelo lavado, separe-o em partes. Comece por uma dessas partes e separe mechas. Cada mecha será um coquinho. (mechas maiores, cachos mais abertos e mechas menores, cachos mais fechados). Em cada mecha, passe o creme finalizador de sua preferência e/ou um produto com textura em gel. Esses produtos irão ajudar a fixar melhor. Feito isso, enrole a mecha e faça um pequeno coque com essa mecha enrolada. Prenda com grampo, elástico ou xuxinhas de pano (eu recomendo xuxinhas de pano, pois não agridem tanto o cabelo). 


Crédito da foto: Ny Macedo




Faça isso em todo o cabelo. Agora você tem que esperar eles secarem. Essa técnica pode ser feita antes de dormir ou pela manhã, caso você só saia de casa a noite. Se preferir, pode usar o jato frio do secador para secá-lo mais rapidamente. Após seco, solte cada coquinho de uma vez, desenrolando as mechas e modelando de acordo com o seu gosto. Tome cuidado para não desmanchar os cachos. Seja delicada. Vale lembrar que no início essa técnica é incômoda. A cabeça dói um pouco, principalmente se você for dormir com os coquinhos. Mas depois você se acostuma. 




TWISTS E TRANÇAS

Assim como na texturização com coquinhos, tanto para fazer os twists como as tranças, o ideal é que você divida o cabelo em partes e dessas partes separe mechas. Só que agora cada mecha será um twist ou uma trança. Os produtos para finalizar o cabelo podem ser os mesmos (creme + gel). 

O twist nada mais é do que uma trança com 2 mechas, em que você torce (gira) uma na outra, da raiz até chegar às pontas. 
Crédito da foto: www.cbraids.blogspot.com.br




E a trança, nossa velha conhecida, é feita com 3 mechas. Seja lá qual for a sua opção, twist ou trança, você deve esperar o cabelo secar para poder soltar e modelá-lo como quiser. Aqui valem as mesmas recomendações dadas para a texturização com coquinhos
Crédito da foto: Bruna Caixeiro


BIGUDINS CIRCULARES E EM ESPIRAL

Como nas outras texturizações, você vai separar o cabelo em mechas. E cada mecha será enrolada no bigudin. Também é importante esperar o cabelo secar. Abaixo foto de cada bigudin:
Crédito da foto: www.manualdoscachos.com

Crédito da foto: www.papoqueiras.com.br



FLEXI RODS (A minha texturização! A que mais se adaptou ao meu cabelo e com resultado mais natural). 

Conhecidos como bigudins flexíveis, os flexi rods deixam o cabelo com aspecto natural. Fica perfeito. Foi a texturização que mais amei e que tenho usado durante a maior parte da minha transição. Você enrola a mecha do cabelo no flexi rod e dobra-o para prender bem. Existem flexi rods de vários tamanhos.
Crédito da foto: Rayza Nicácio
Crédito da foto: Thayse Ferreira


PAPEL HIGIÊNICO


Aqui você também vai dividir o cabelo em partes e depois mechas. Para cada mecha você vai usar um pedaço de papel higiênico. Os produtos para finalizar podem ser os mesmos (creme+gel). Você irá enrolar a mecha do cabelo no papel higiênico, como se fosse um bobe. Após enrolar toda a mecha faça um laço com as duas pontas do papel higiênico para prender bem. Espere secar, como nas outras técnicas. 


Crédito da foto: Luisa Laranja



CANUDOS

Parecida com a texturização citada anteriormente, a diferença é que você vai enrolar a mecha de cabelo ao redor do canudo. Para que a mecha fique bem presa, você tem que, ao final, dobrar o canudo e segurar a ponta, para que não se solte, com um grampo ou uma xuxinha. Tem que esperar o cabelo secar também. 
Crédito da foto: www.tempode-beleza.blogspot.com.br

Crédito da foto: Joana D´arc

CURL FORMES

É um tubo maleável onde o cabelo deve ser enrolado com o auxílio de um gancho especial que já vem no produto. 

Crédito da foto: www.estilomakeuphair.com

Vale destacar que, também existe a opção de texturizar o cabelo igualando a raiz crescida ao comprimento e pontas alisados, usando secador e chapinha. Só que essa não é a forma adequada, pois danifica o cabelo e retarda o processo de transição. Além disso, não irá ajudá-la(o) a se acostumar com seu cabelo natural.  




                     

Nenhum comentário

Postar um comentário