sexta-feira, 11 de março de 2016

Tipos de cabelo (tipos de textura do fio) – Identifique qual é o seu!

Oi encaracoladas(os)! Como vocês sabem, existem diferentes tipos de cabelo. Mas vocês sabiam que há uma catalogação, especificando cada tipo de fio? Sim, existe e isso é ótimo! Dessa maneira podemos identificar qual é o nosso tipo e assim cuidar das madeixas de forma mais eficiente.

Os cabelos são divididos em 4 grupos:
Cabelos tipo 1 - cabelos lisos
Cabelos tipo 2 - cabelos ondulados
Cabelos tipo 3 - cabelos cacheados
Cabelos tipo 4 - cabelos crespos

Esses 4 grupos possuem subdivisões, que são a, b e c. Ou seja, temos os cabelos tipo 1 (a, b e c), cabelos tipo 2 (a, b e c), cabelos tipo 3 (a, b e c) e cabelos tipo 4 (a, b e c).

Vale lembrar que se o seu cabelo é tratado quimicamente (com química que muda a estrutura do fio), você só saberá seu tipo se deixá-lo natural. Um ponto importante é que algumas pessoas podem ter mais de uma combinação de cabelo (4a na frente e 3c na nuca, por exemplo).

Outra coisa: Pode parecer que o seu cabelo quando está seco seja um 4c, mas quando molha e finaliza ele seja um 4a, por exemplo. Entenderam?


CABELOS TIPO 1 (A, B E C) 
O tipo 1 é o cabelo liso, sem ondas.
1A – Não possui nenhum tipo de ondulação. O fio é bastante fino, oleoso, e brilhante.

1B  – Também não possui nenhum tipo de ondulação, mas o fio é um pouco mais grosso que o tipo 1A. Ele também é oleoso e brilhante.

1C  – Os fios são os mais grossos e pesados da categoria. Não tem ondulações, são bastante densos e também tendem a ser oleosos.

CABELOS TIPO 2 (A, B E C)

O tipo 2 é o cabelo ondulado.
2A – Com ondas muito pouco definidas, o fio é quase liso. São leves e não costumam ter muito volume.

2B – Ondas soltas.

2C  – As ondas são mais intensas e tem um formato de S bastante definido. Neste tipo já é possível encontrar alguns cachos.


CABELOS TIPO 3 (A, B E C) 
O tipo 3 é o cabelo cacheado.
3A – Cachos definidos e levemente soltos.  
       
3B – O cacho é mais enrolado, com o formato de S bem mais estreito, definido e regular. As pontas tendem a ser secas, porque a oleosidade natural da raiz tem mais dificuldade de percorrer todo o fio.

3C – Os cachos tem formação em espirais mais apertadas. São bem definidos, mas muito mais fechadinhos e estreitos. As pontas também tendem a ficar secas. 

CABELOS TIPO 4 (A, B E C) 
O tipo 4 é o cabelo crespo. 
4A – Mistura de cachos e torções. A diferença dele para o tipo 3C é que o cabelo apresenta cachos até quando molhado (o 3c pode parecer ondulado quando mollhado). Quando seco, os cachos são menos definidos. Ele tende a ser mais seco nas pontas.

4B – Os cabelos do tipo 4B não formam cachinhos, eles possuem o formato de “Z”.

4C – Cabelos formam “molas” extremamente apertadas que encolhem muito perto do couro cabeludo quando o fio está seco. Pode apresentar porosidade, e também tem facilidade de se quebrar. O tipo 4C forma um black power poderoso.


Nenhum comentário

Postar um comentário