terça-feira, 5 de abril de 2016

Dica de filme – “SELMA: Uma luta pela igualdade”


Olá encaracoladas(os)! Trago para vocês uma super dica. Assistam “SELMA: UMA LUTA PELA IGUALDADE”. O filme faz uma abordagem daquele que foi considerado o herói dos direitos civis dos negros nos EUA, Martin Luther King Jr, a partir de um fato histórico (as marchas da cidade de Selma até Montgomery, no Alabama, em 1965, pelo direito do voto aos cidadãos negros norte-americanos). 


Martin Luther King lutou pelos direitos dos cidadãos negros, pela redução das desigualdades, pela equiparação dos privilégios existentes na sociedade norte-americana na época. Ele lutou para acabar com as injustiças e pregava a paz. Ele era contra qualquer tipo de violência em protestos e reivindicações. Sua militância era pacifista e baseada em ações. Devido a sua capacidade de influência e persuasão tornou-se um líder.

O filme recebeu 2 indicações ao Oscar 2015: Melhor Filme e Melhor Canção Original por "Glory", de John Legend e Common. Foi VENCEDOR nesta última categoria.  


FATO QUE É IMPORTANTE SABER (1): Em 1964, aos 35 anos de idade, Martin Luther King tornou-se o mais jovem ganhador do prêmio Nobel da Paz, em razão de sua luta contra a segregação e opressão racial nos EUA.

FATO QUE É IMPORTANTE SABER (2): “Eu tenho um sonho: o de que, um dia, nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos dos antigos escravos e os filhos dos antigos senhores de escravos poderão se sentar juntos à mesa da fraternidade”.
Com esse famoso discurso, conhecido como I have a dream (Eu tenho um sonho), proferido na cidade de Washington D.C., Martin Luther King marcou um dos principais momentos da luta contra a opressão racial nos EUA.

FATO QUE É IMPORTANTE SABER (3): No caso da luta do movimento negro e de Martin Luther King nos EUA, essa luta ocorreu principalmente com o boicote à segregação racial que existia nos ônibus do transporte coletivo no Alabama, na década de 1950. Brancos e negros não podiam usar os mesmos assentos dentro dos ônibus. A pioneira na luta foi Rosa Parks que passou a não aceitar essa segregação. Logo em seguida, Luther King aderiu ao movimento. O boicote no transporte coletivo durou 382 dias, período em que Luther King ficou preso, tendo sua casa como alvo de bombas e sendo submetido a abusos pessoais. O resultado foi a decisão da Suprema Corte dos EUA, em 1956, de que a segregação racial em locais públicos nos EUA era ilegal. Essa foi uma das vitórias do movimento negro na conquista pelos direitos civis.


 FICHA TÉCNICA DO FILME:

- Título: "Selma: Uma Luta pela Igualdade" (2014)
- Direção: Ava DuVernay
- Roteiro: Paul Webb
- Elenco:  David Oyelowo, Carmen Ejogo, Oprah Winfrey, Tom Wilkinson...
- Drama/Ficção histórica - 128 min 


Nenhum comentário

Postar um comentário