segunda-feira, 11 de abril de 2016

O que é Cronograma Capilar? Como posso começar a fazê-lo?


O cronograma capilar nada mais é do que uma agenda de tarefas. É esquematizar quais os cuidados que você terá com o seu cabelo. No cronograma capilar existem 3 etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Você precisa identificar qual a necessidade do seu cabelo naquela semana e aí então decidir qual etapa vai realizar. 


HIDRATAÇÃO
Se o seu cabelo está sem brilho e ressecado, ele pode estar precisando de hidratação. Nesta etapa, a função principal é repor a água do fio. Invista em produtos que contenham aloe vera (babosa), vegetais, pantenol, açúcares, vitaminas e glicerina.

NUTRIÇÃO/ UMECTAÇÃO
Se o seu cabelo está desalinhado e poroso, ele pode estar precisando de nutrição. Nesta etapa, a função principal é devolver a oleosidade natural aos fios. Os produtos indicados são: manteigas (como karité, cacau, abacate, cupuaçu e muru muru) e óleos 100% vegetais extravirgens, como por exemplo, o óleo de coco, azeite de oliva, óleo de abacate e óleo de linhaça.

Vale lembrar que a umectação também pode entrar nessa etapa. Como falado em um post anterior, a umectação nada mais é do que massagear o couro cabeludo com óleo 100% vegetal extravirgem e levá-lo ao comprimento e pontas do cabelo. Deixar agir por horas no cabelo. 

RECONSTRUÇÃO
Se o seu cabelo está quebradiço, elástico e fraco, ele pode estar precisando de reconstrução. Este processo repõe queratina e proteínas no cabelo e por isso deixa o cabelo forte e com aspecto pesado. Os produtos para este processo devem conter creatina, queratina, proteína, colágeno, aminoácidos, arginina, cisteína, trigo ou proteínas hidrolisadas. O ideal é fazê-la 1 vez ao mês.


*Se você está começando, recomendo seguir a tabela pronta abaixo. Ela é completa (mensal e comporta 8 hidratações, 3 nutrições e 1 reconstrução) e válida para todos os tipos de cabelo. Depois, com o tempo, você vai adaptando a tabela ao seu cabelo e suas necessidades. Ok?! *




Fonte: Morena Raiz Blog


Nenhum comentário

Postar um comentário