quinta-feira, 9 de junho de 2016

10 dicas essenciais para quem está em transição capilar



Olá encaracoladas(os)! Todos nós sabemos que a transição capilar é um período delicado, pois nossos cabelos estão com duas texturas. Mas, como já falei aqui para vocês, não é preciso sofrer nessa fase. É preciso apenas saber cuidar do cabelo da forma correta. Assim, você vai levar a transição capilar numa boa. Nesse post enumero algumas dicas, que para mim estão sendo fundamentais e me ajudando a seguir determinada a ter meu cabelo natural. Com elas, a sua transição também vai ser muito tranquila. Então, vamos lá...






1. Paciência
Antes de mais nada, é preciso ter muita paciência. Esse é um momento onde seu cabelo estará crescendo e aos poucos o cabelo natural surgindo. Não é de uma hora para outra que isso acontece. Coisas simples, como o pentear, por exemplo, irão demorar mais. Isso porque o cabelo estará tomando uma nova forma e estará mais delicado. Tudo que você fizer em suas madeixas vai demorar mais do que o normal. Então relaxe e aproveite esse período para aprender a cuidar dos seus fios e entender o que funciona melhor neles.

2. Escolher uma boa texturização
Essa dica eu considero como a mais importante. Ela é o segredo para que seja possível passar de boa pela transição. Quando você encontra uma texturização para chamar de sua, metade dos seus problemas acabam. Uma boa texturização faz com que seu cabelo pareça natural e a diferença entre as texturas fica imperceptível. Nesse post (clique aqui) eu mostro as texturizações existentes e nesse outro post (clique aqui) explico qual a texturização que eu uso nas minhas madeixas.

3. Fazer umectações
A umectação devolve os nutrientes necessários para o cabelo, melhora o ressecamento e o scab hair (clique aqui), além de ajudar no crescimento. Nesse post (clique aqui) explico como fazer essa técnica.

4. Um bom creme de pentear e um finalizador com textura em gel
O cabelo crespo/cacheado é naturalmente mais ressecado, portanto o uso de cremes para finalizar se torna essencial. Um bom creme de pentear ajuda a dar definição ao cabelo. E para ficar ainda melhor, após o uso do creme, você pode usar por cima um produto com textura em gel (pode ser o gel de linhaça – aprenda a receita aqui). Aplicar essa combinação (creme de pentear + produto com textura em gel) antes de texturizar os fios vai garantir um melhor resultado.

5. Máscaras de tratamento que contenham óleos vegetais na composição
Essas máscaras ajudarão na recomposição, brilho e definição do cabelo. Você pode usá-las em qualquer etapa do cronograma capilar (hidratação, nutrição e reconstrução).

6. Grampos
Esses são nossos maiores aliados. Tenha sempre em mãos grampos, muitos grampos. É com eles que você vai fazer penteados, de todos os tipos (seja coque, meio preso meio solto, preso lateral e etc...).

7. Receitas caseiras
São baratas, acessíveis e dão um super resultado! Umas das mais eficazes são hidratação de maisena (clique aqui), hidratação de café (clique aqui) e vinagre de maçã (clique aqui). 

8. Dormir com touca ou fronha de cetim/seda
O cetim ou seda fazem com que o cabelo não perca umidade e evitam o frizz nos fios. Isso é ótimo, pois nos ajuda a ter mais day after durante a transição. Dessa forma, não precisamos texturizar os cabelos todo dia. Tem um post sobre isso no blog (clique aqui). 

9. Bepantol líquido
Esse queridinho potencializa qualquer máscara de tratamento e combate todo e qualquer ressecamento.

10. Tesoura
Calma, gente! Não se assustem! Não estou falando para vocês fazerem o BC. Não é isso! É que quando estamos em transição sentimos vontade de cortar pontinhas esticadas do cabelo. Isso não é ruim! Logo no início da transição, aconselho vocês a cortarem uma boa parte do comprimento do cabelo. Isso ajuda a ir se acostumando com ele curto. E durante a transição, de vez em quando corte uma pontinha aqui outra ali. Isso vai ajudando a acostumar-se com seu cabelo natural.








Nenhum comentário

Postar um comentário