segunda-feira, 27 de junho de 2016

20 dicas infalíveis para viajar sozinha(o) sem ter problemas


Olá meus encaracolados e encaracoladas! Como prometido, dou início aos posts de viagens. Sou uma viajante nata. Já viajei sozinha, já fiz intercâmbio e conheço alguns países da América Latina e Europa, portanto tenho muitas dicas para passar para vocês. Esse é o primeiro post de muitos. Bom...vamos lá. Sem rodeios. Abaixo fiz uma listinha das coisas imprescindíveis a fazer quando se viaja sozinho(a). Espero que ajude vocês!


1- Planeje com antecedência o destino.

2- Se for viajar para fora do Brasil e o país não fizer parte do Mercosul: providencie primeiramente o passaporte.

3- Junte dinheiro e procure usar o que tem. (Não pegue empréstimos para viajar)

4- Deixe um dinheiro reserva além do que está esperando gastar. (Imprevistos podem acontecer)

5- Decida a data de embarque e de volta. (Isso é fundamental para começar a agilizar as coisas)

6- Não contrate agência de viagens. Você consegue organizar tudo sozinho.

7- Pesquise qual companhia aérea faz o trajeto do seu local de origem ao seu destino e compre você mesmo as passagens no site da empresa.

8- Se tiver pontos acumulados no cartão de crédito troque-os por milhas de viagens e utilize-as para ter desconto ou mesmo retirar a passagem sem pagar nada.

9- Dê preferência a se hospedar em Hostels. (O hostel é bem mais barato do que o hotel e além disso você terá mais chances de conhecer pessoas e se enturmar. Alguns oferecem serviços que parecem de hotel, com muito conforto, em quartos compartilhados ou individuais. Muitos hostels tem pub ou boate no térreo, o que facilita o divertimento, o convívio entre os hóspedes e ajuda a fazer amizades)

10- Monte você seu próprio roteiro (consulte amigos que já foram nas cidades que você vai visitar e peça dicas, acesse o google, visite blogs de viagem. Hoje em dia há muitos sites com dicas de roteiros, inclusive prontos)

11- Viaje considerando a possibilidade de mudar o roteiro. (Por mais que você tenha pré-montado seu guia, pode se surpreender com algo e querer mudar. Além disso, na recepção dos hostels ou hotéis sempre há dicas de passeios e roteiros, que não sabíamos ou não achamos pesquisando na internet antes de chegar no local. Muitos até dão filipetas com descontos)

12- Faça passeios a pé (walking tour) com guias (na Europa é muito comum esse tipo de serviço). Procure esses passeios no destino que você está visitando. Você só paga a gorjeta e conhece os principais pontos turísticos da cidade, além de ter uma aula de história sobre cada ponto visitado. Ah...e faz amizades também. (Eu aconselho fazer esse tour no primeiro dia, pois você tem um panorama do que a cidade oferece, e depois pode voltar com calma aos locais que mais lhe interessaram)

13- Leve o mínimo de bagagem possível. (Quanto mais a gente viaja mais percebe o significado do ditado: Menos é mais! Quanto mais tralhas você carregar consigo, mais peso, mais limitação para se locomover e mais coisas para tomar de conta. Sem contar que você pode querer trazer souvenir do local que está visitando)

14- Vá com a mente aberta e livre de preconceitos. Viajar é mergulhar em outra cultura, outros hábitos, outros conceitos, outra forma de ver o mundo. Seja adaptável, exerça o dom da empatia, tente vivenciar ao máximo a realidade do lugar em que está.

15- Prove a culinária local. (Uma das melhores maneiras de conhecer a cultura local é conhecendo seus hábitos e gostos alimentares)

16- Fique atento. Não fique pagando de turistão bobão! Não pense que porque está fora do Brasil, por exemplo, não há violência. Muito pelo contrário. Grandes metrópoles do mundo inteiro, que concentram multidões de turistas, tem os mais altos índices de furto. Portanto, preste atenção em seus pertences, principalmente os bolsos da mochila, bolsa, carteira e também atenção com seus objetos eletrônicos como celular, notebook e máquina fotográfica.

17- Se for para o exterior, faça um seguro de viagem internacional. Alguns países, mesmo os considerados desenvolvidos, tem o sistema de saúde pública precário, muitos tão precários quanto o sistema de saúde pública brasileiro. (Acidentes podem acontecer e é melhor estar prevenido)

18- Também para viagens fora do Brasil: para não fica andando com dinheiro em espécie, faça um Visa Travel Money ou Mastercard Travel Money, na moeda do país que vai visitar. É mais prático, pois você pode usar na função débito ou se preferir, pode sacar o dinheiro em qualquer caixa eletrônico. E o melhor: o dinheiro já está convertido. Você não precisa ficar preocupada com o câmbio.

19- Tire cópia dos seus principais documentos de identificação, como por exemplo, identidade, primeira folha do passaporte e demais documentos que você julgar importantes. Deixe ao menos uma cópia de cada um com uma pessoa de confiança ou um membro da família.

20- Ao menos uma vez por dia, utilize o wifi do hostel ou do hotel para se comunicar com alguém na sua cidade de origem e avisar que tudo está bem.


PRONTO! COM ESSES CONSELHOS SUA VIAGEM TEM TUDO PARA SER UM SUCESSO! E VOCÊ VAI VOLTAR CHEIA DE AMIGOS, LEMBRANÇAS E HISTÓRIAS MARAVILHOSAS PARA CONTAR! 
Primeira semana de intercâmbio em Dublin, na Irlanda (Tendo contato com alguns pinguinhos de neve, pela primeira vez)


Em Belfast, na Irlanda do Norte




Em frente ao Museu do Louvre, em Paris



No Atomium, na Bélgica


Em Londres, na Inglaterra
Em Edimburgo, na Escócia
Em Buenos Aires, na Argentina
Em Colonia Del Sacramento, no Uruguai
Em Gramado, no Rio Grande do Sul
Em Amsterdam, na Holanda






















Nenhum comentário

Postar um comentário