terça-feira, 5 de julho de 2016

Dicionário das(os) crespas(os) e cacheadas(os)


Olá meus amores! Nesse post trago as principais expressões e termos muito comuns no mundo das crespas e cacheadas. Segue abaixo a listinha:

Crédito da imagem: www.soudonordeste.com.br

BC – BIG CHOP – Significa: Grande corte. É quando você corta o cabelo para retirar toda a química existente nele.

CO WASH - É a lavagem com condicionador livre de parafinas, óleo mineral, petrolatos, silicones insolúveis, ou seja, um condicionador próprio para ser usado na higienização do couro cabeludo. (post sobre Co Wash)

CRONOGRAMA CAPILAR – É uma agenda de tarefas. É esquematizar quais os cuidados que você terá com o seu cabelo. No cronograma capilar existem 3 etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. (post sobre cronograma capilar)

DAY AFTER – Significa: Dia seguinte. É o dia seguinte à lavagem dos fios. Geralmente no “day after” os cachos se desfazem, mas existem truques e dicas para revitalizá-los.

FATOR ENCOLHIMENTO - A textura e o formato dos cabelos, que se assemelham a molas, fazem com que ele se encolha dando a falsa impressão de que demora a crescer. (post sobre fator encolhimento)

FITAGEM – É uma técnica de aplicação do creme de pentear (leave in) nos cachos, de forma a deixa-los mais definidos. Separamos o cabelo em mechas, como se fossem fitas e aplicamos uma quantidade generosa de creme. (post sobre fitagem)

LOW POO/ NO POO – São técnicas em que não se usa sulfato (NO POO) ou shampoos com pouco sulfato (LOW POO). (post sobre Low Poo e No Poo)

MÉTODO LOC - É uma técnica de finalização, que significa líquido + óleo + creme, OU SEJA: água + óleo vegetal + creme de pentear.

SCAB HAIR – É quando você para de colocar químicas no cabelo e ele fica mais áspero, extremamente ressecado e sem forma. O scab hair acontece porque a química que você utilizou “caiu” no couro cabeludo e isso, de alguma maneira, prejudicou o folículo piloso, fazendo com que o cabelo que nasce na sequência, já venha danificado. Ele pode aparecer já durante a transição ou após o Big Chop (BC). (post sobre scab hair)

TRANSIÇÃO CAPILAR - É a fase onde se deixa de usar química que muda a estrutura dos fios do cabelo (relaxamento, alisamento, escova progressiva, escova definitiva, henê, permanente afro) para deixá-lo natural. É o processo de aceitação do cabelo, seja ele da textura que for: Crespo, Cacheado ou Ondulado. (post sobre transição capilar)

TEXTURIZAÇÃO - As texturizações são técnicas para cachear a parte alisada do cabelo, e são fundamentais para passar pela transição capilar. (post sobre texturização)

UMECTAÇÃO – A umectação é uma técnica de massagem capilar feita com óleos vegetais, que ajuda o cabelo a repor nutrientes, combatendo o ressecamento, o frizz e a aspereza, selando o fio e mantendo-o nutrido por mais tempo. (post sobre umectação)

E aí? Gostaram? Se existir algum termo ou expressão que eu tenha me esquecido, vocês podem deixar aqui nos comentários e eu irei atualizar. Tá bom? Um beijão encaracoladas(os)! 


Nenhum comentário

Postar um comentário