terça-feira, 12 de julho de 2016

Racismo reverso/inverso não existe!



Olá meus encaracolados e minhas encaracoladas. Esse é mais um texto-reflexão sobre um assunto recorrente e que necessita ser analisado e entendido por todos. Resumidamente vou colocar meu ponto de vista. Vamos lá...


Tenho certeza de que muitos de vocês já ouviram alguma pessoa branca falar que já sofreu racismo, não é? Seja porque a chamaram de branquela ou branca azeda e por aí vai. Bom, essa pessoa foi vítima sim de preconceito, mas não de racismo. Sabe por que? Vamos voltar à origem da palavra, analisar seu verdadeiro significado, e começar a entender:



Então, para começar, racismo é um sistema de opressão de uma raça sobre a outra. Qual raça foi subjulgada, dominada e escravizada? Sim, foi a raça negra.

Houve na história da escravidão algum navio “branqueiro”, cheio de escravos brancos que foram retirados à força de seu país e enviados em condições desumanas para países que se apropriaram de suas vidas e os transformaram em escravos? Será que isso realmente aconteceu? É óbvio que não.

O povo negro sofreu e até hoje colhe as consequências dessa subjulgação, dessa exclusão. Dificilmente um branco terá direitos negados, será seguido por seguranças em lojas, perderá oportunidades de emprego por causa de seu fenótipo e cabelos, será morto por policiais por causa de sua aparência ‘suspeita’.

Xingar alguém de branco azedo, branquelo, palmito, e coisas horríveis do tipo, não carrega intrinsecamente um significado de subjulgação. Mas é claro, é tão tenebroso quanto. Não deve ser aceito. Deve ser repudiado. E ainda assim, não é racismo. Compreenderam?

Qual é a cor da maioria das pessoas na televisão? Nas campanhas publicitárias? Nas universidades? Nas diretorias das empresas? Há uma hegemonia branca criada pelo racismo que confere privilégios sociais a um grupo em detrimento de outro. Existe uma desigualdade social herdada pela raça negra desde os tempos da escravidão, que quem é branco não faz ideia do que é. Nem nunca saberá.

Entenderam porque não existe racismo reverso? Porque racismo vai além de ofensas. É um sistema que nega direitos e influencia diretamente, segregando os negros. Chamar uma pessoa branca de branca azeda, branquela, ou coisas do tipo, é preconceito, e temos que combater isso de todo modo, mas não pode ser chamado de racismo.

Temos ainda hoje, comprovadamente por diversas pesquisas, uma defasagem salarial enorme entre brancos e negros, onde os brancos ocupam cargos relativamente importantes e com salários bem mais altos. As melhores escolas quem tem acesso é a maioria não negra, nas universidades tanto professores quanto alunos em sua maioria são brancos. A representação do negro na mídia é minoritária e isso ocorre como podemos ver praticamente em todas as instancias. Porém, há locais que os negros ganham maior espaço: nos presídios brasileiros 67% da população carcerária são afrodescentes e 77% dos mortos no nosso país são jovens negros, entre 15 a 29 anos.

Concluindo...pensar que existe racismo reverso mostra falta de conhecimento, falta de estudo e falta de empatia. É mais um modo de mascarar esse sistema opressor estrutural em nossa sociedade e ajudar a perpetuar essa desigualdade.


Fonte auxiliar: Geledés Instituto da Mulher Negra

Nenhum comentário

Postar um comentário