domingo, 28 de agosto de 2016

Completei 1 mês de BC! Inseguranças e alegrias após 1 mês de cabelo 100% natural.


Olá meus amores!

Quanta saudade eu senti de vocês! Primeiramente quero pedir desculpas por ter ficado tantos dias sem escrever aqui. Mas estou de volta, e cheia de coisas para contar!

Nesse post quero dividir com vocês como está sendo esse momento em minha vida. Já se passou 1 mês desde que cortei toda a química do meu cabelo e finalmente fiz meu BC.

Então, como vocês sabem, eu estava muito decidida, e fiz meu BC muito consciente. Só que como contei anteriormente, me surpreendi. Meu cabelo me pareceu mais crespo do que eu pensava e o fato de tê-lo tão curtinho me deixou insegura.

Sim, apesar de ter cortado meu cabelo decidida, após alguns dias me bateu uma insegurança.

Tanto que, nesse 1 mês, usei meu cabelo quase sempre preso em um afro puff. 

Apesar dessa insegurança, eu não estou arrependida. Muito pelo contrário, eu sei que foi a decisão mais certa. Aos poucos essa insegurança vai passando. O importante é que hoje estou livre de químicas e cuidando dos meus cabelos de forma satisfatória. 

A cada dia que se passou, senti meu cabelo tomando sua forma própria, se adaptando ao natural. Afinal, foram mais de 20 anos colocando químicas nele. É óbvio que ele também precisaria de um tempo para se adaptar à nova forma. 

Sinto que ele está ficando mais maleável e eu estou aprendendo aos poucos a cuidar dele. Tenho aprendido a maneira certa de passar o creme de pentear nele (eu faço fitagem) e em seguida passo um produto com textura em gel (expliquei no post anterior)

Uma coisa que eu observei: ele ficou mais ressecado após o BC. Então, eu tenho intensificado os cuidados e feito muita umectação, hidrataçao e hidronutrição.

Outra coisa que observei: os olhares preconceituosos que eu não havia recebido durante a transição (pois texturizava o cabelo e ele estava sempre alinhado), eu percebi com o cabelo natural.

Hoje eu sinto e percebo os olhares depreciativos das pessoas, tanto conhecidos quanto desconhecidos, em minha direção. Porque agora a característica mais forte da minha negritude está aparente (o meu cabelo crespo) e para muitos o cabelo crespo/cacheado ainda é feio e alvo do racismo.

Mas é nesse momento que eu me fortaleço e reafirmo ainda mais quem sou. Eu tenho orgulho das minhas raízes, do sangue de guerreiros que corre em minhas veias e vou valorizar sempre meus traços, minhas características, meu fenótipo, minha ancestralidade e minha beleza. 

É isso meus encaracolados e encaracoladas! Pelo menos para mim, esse primeiro mês após o BC foi de uma mistura de sentimentos. Alívio por ter me livrado das químicas após quase 1 ano e meio em transição, mas ao mesmo tempo muita insegurança por estar com o cabelo curtinho e natural, além de perceber olhares preconceituosos. 

Esse post foi para contar para vocês exatamente o que está se passando comigo, pois sei que muitos de vocês já passaram por isso ou ainda vão passar. Para muitos foi muito tranquilo, para outros não. Cada pessoa tem uma experiência diferente e essa está sendo a minha. Em breve volto com mais novidades. Mas já adianto que vou começar um projeto Rapunzel. Quero meu cacheadinho comprido logo!

Até mais! Um beijão! 

Abaixo fotos tiradas por mim (a qualidade não está muito boa, pois são fotos feitas por celular):


1 mês de BC
(Pareço vesga na primeira foto..rsrsrs. Mas não sou. É que olhei para a direção errada! rs)

Nenhum comentário

Postar um comentário