sábado, 19 de novembro de 2016

Quem foi Zumbi dos Palmares? (Dia Nacional da Consciência Negra)


Olá minhas encaracoladas e encaracolados!

Hoje (20 de novembro) é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra!

É um dia, sobretudo, de muita reflexão. Quais os caminhos que a nossa sociedade está tomando para acabar com a desigualdade que ainda hoje acompanha a população negra? O que nós no nosso dia a dia estamos fazendo para contribuir ou não com a perpetuação do racismo? A consciência tem que partir de todos, sem exceção. Façamos todos uma reflexão, mas principalmente que possamos sair do campo das ideias e definitivamente as coloquemos em prática, que tenhamos ações afirmativas no combate ao racismo. E nós, negros, que tenhamos cada vez mais orgulho de nossa origem, de nossos ancestrais, de nossa história.

Mas você sabe porque o Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro? Fiz um vídeo explicando o porquê.  Mas adianto: Por causa da morte do líder e símbolo da luta pela liberdade dos negros, Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro de 1695.


Zumbi dos Palmares





Breve biografia de Zumbi dos Palmares:


Zumbi nasceu em 1655, na então Capitania de Pernambuco, na serra da Barriga, região hoje pertencente ao município de União dos Palmares, no estado dAlagoas.

Embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue ao padre jesuíta católico Antônio Melo, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa, latim, álgebra e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração de missas. Porém, aos 15 anos de idade, fugiu de Porto Calvo para viver no quilombo dos Palmares. Na comunidade, deixou de ser Francisco para ser chamado de Zumbi (que significa aquele que estava morto e reviveu, no dialeto da tribo imbagala de Angola).

No ano de 1675, o quilombo é atacado por soldados portugueses. Zumbi ajuda na defesa e destaca-se como um grande guerreiro. Após um batalha sangrenta, os soldados portugueses são obrigados a retirar-se para a cidade de Recife. Três anos após, o governador da província de Pernambuco aproxima-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo, Zumbi coloca-se contra o acordo, pois não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendas continuariam aprisionados.

Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as tropas do governo. Durante seu comando a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. O líder Zumbi mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares.

O bandeirante Domingos Jorge Velho organiza, no ano de 1694, um grande ataque ao Quilombo dos Palmares. Após uma intensa batalha, a sede do quilombo é totalmente destruída. Ferido, Zumbi consegue fugir, porém é traído por um antigo companheiro e entregue às tropas do bandeirante. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695 e sua cabeça exposta em um poste.
(reprodução do site www.suapesquisa.com)


Nenhum comentário

Postar um comentário